Quem sou eu

Minha foto
Amante das mágicas de Aladim.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

AMY WINEHOUSE E EDUCAÇÃO NA ARENA

Enfim... de novo por aqui e “porraqui”.
Gosto de escrever, mas não tenho a disciplina necessária para o exercício da postagem metódica e planejada, portanto já estou me dando o benefício do perdão.

Minha mente, porém, entra em ebulição quando surpreendo meus olhos se voltando para o passado – bem distante – ao mesmo tempo em que tentam acompanhar o presente. Então a bola ocular está meio dolorida de ficar vesgamente lá e cá, como num jogo de pingue-pongue nas figuras dos desenhos animados. Isso acontece quando fico a par de alguns fatos que me desconfortam. Escrevo. Nessa hora.

Hoje vi na TV uns jovens numa escola pernambucana se engalfinhando, rodeados pela gritaria de colegas que, de acordo com o meu desimportante ponto de vista, deveriam desapartar os gladiadores dos tempos modernos ao invés de incentivar e ainda filmar a luta. Olho para trás e vejo o Coliseu Romano, palco do divertimento sanguinário de alguns e também palco da desgraça de outros: os prisioneiros de guerras ou escravos que, por falta de opção, lutavam entre si ou com animais selvagens para alegrar a plateia de desocupados, cúmplices da desgraça alheia. Olho para o hoje e vejo que a turba continua gritando, em gozos, enquanto colegas se estraçalham no palco da escola.

Na Roma antiga os gladiadores que saíam vivos ganhavam popularidade, troféus e dinheiro. O que ganham os meninos e meninas nesta imensa Roma do presente? Lá atrás as lutas funcionavam para anestesiar a revolta do povo contra os problemas sociais com a política do pão e circo. Aqui - futuro do ontem – o que é oferecido aos equivocados jovens e o que eles ganham para perpetuar a “digladiação”? Melhor seria perguntar: Por que brigam? A resposta provável está na mini Roma do LAR DOCE (?) LAR.

A propósito da política do pão e circo, publiquei no livro Fragmentos de Cristal o poema CARNAVAL:


Quando falta de pão sentirdes
De graça a vós circo darei
Porque se da vida quereis o gozo,
Folia, pois, para vós farei.
Não vos preocupeis no momento...
Se quero matar o pensar vosso,
Pensai sempre no circo
Porque circo vos dar sempre posso.
A mim não culpeis, entretanto,
Se refletir no viver não sabeis,
Mas temo se aprenderdes - confesso,
E a cabeça, por fim, levanteis.
Cachaça e folia, portanto,
Enquanto pensar não podeis...
Por vós penso eu e decido
Que só pão e circo tereis.


Saí de frente da TV para aliviar as vistas e peguei um jornal. Deparei-me com algumas musas num outro tipo de briga, num outro coliseu e numa arena bem diferente: bundas! Isso mesmo. As donas das bundas, esposas ou ex de jogadores de futebol, disputando espaço para as suas bundas. Como todos temos bunda – bonita ou feia – o assunto me desinteressou. Optei pela internet. Vasculhei os jornais online e vi a polêmica que uma emissora de televisão causou ao apresentar garotas, provavelmente menores de idade, imitando a recém desencarnada Amy Winehouse – que Deus a tenha lá! (para não vir puxar meu pé à noite). Li a notícia, alguns comentários e utilizei o oportuno Ctrl C - Ctrl V para embasar (kkk – rio do embasar) essas minhas divagações textuais:

- Acho que sou uma pessoa ultrapassada no tempo e no espaço, mais cultuar uma pessoa como a Amy que é um símbolo do que não se pode e não se deve fazer na vida. Um péssimo mal exemplo pessoal e profissional para as crianças e jovens sendo destaque total em todas as mídias escrita, falada e televisiva em todo o planeta como uma pessoa de bem. Bom... acho que sou um ultrapassado mesmo!!!

- Vamos deixar a hipocrisia de lado e preocupar-nos com moral por inteiro e não para aparecer quando um caso "dá ibope".Vemos crianças drogadas pelas ruas e ninguel vai notificar ninguem, nem crianças, nem pais e muito menos quem alimenta os seus vicios.

- Tenho uma filha de 11 anos e pediria pra morrer se a visse fazendo parte de uma palhaçada desta. Talentosa sim, concordo, mas não foi, não é nem nunca vai ser um exemplo a ser seguido nem imitado.

- Falam tanto para não sermos preconceituosos e olhar a Amy pela sua obra, mas o modelo para as crianças está aí, nítido.

- Nossa "imprensa"... principalmente a TV fica enaltecendo esta cantora que apesar da voz linda...Possuia uma vida totalmente louca...éra uma coitada,viciada,drogada e bêbada! E a rede Globo explorar adolencentes pra ter "ibope" é nojento! Vergonhoso.


Bom, só colei e copiei viu turma? A minha gramática só dá pro meu uso e gasto.

Enfim, nos percebo dentro de uma arena muito maior e mais absurda do que a romana. Não evoluímos. Devemos ser os mesmos que estavam lá, no passado, porquanto agimos igualmente. Lutamos de forma pior do que os animais, visto que estes só o fazem para marcar território ou defender o alimento. Enxovalhamos a raça quando esfregamos nossa bunda na cara do outro, afinal só mostramos o que temos e somos. Quando não protegemos nossas crias da insensatez televisiva ao baixar o nível do que apresenta, igualando porcos e pérolas - em algumas situações -, desamamos. Ao desvalorizarmos a Filosofia, impedimos o outro de aprender a pensar e a discernir. Ao colocarmos – também a escola – as leituras no plano do faz de contas, impossibilitamos o outro de saber o que há além da cortina do palco onde nós mesmos atuamos.

Agora estou indo navegar no youtube ouvir e ver a Amy para entender melhor o porquê de tanta louvação ou execração. Posso contar uma coisa antes de ir? Acho que vou continuar com os meus Zé Ramalho, Elomar, Xangai, Caetano, Beatles, Simon and Garfunkel, Owaldo Montenegro, Marisa Monte, Nana Mouskouri, Yanni... esses já me mostraram a diferença entre o belo e o bonito, entre arte e malabarismo... com esses eu nunca fico “porraqui”porque o pão que me oferecem é o alimento da alma; o circo onde se apresentam é a sala de visita desta vida.



































































9 comentários:

Oswaldo Antônio Begiato disse...

Bom dia Amada,

Como sempre, a flecha acertou o alvo.
Perfeita visão de tudo, assim como é perfeita a angústia de quem vive nos tempos de hoje, sem entender muito e podendo mudar muito menos.
Enfim.Vamos ao circo.
Parabéns.
bjos.w

Anônimo disse...

Neuzamar

Alguns senões... adorei o poema, mas não achei apropriado o título. O carnaval está além disso. Pelo menos no que se refere à carnavalização. Essa implica numa série de princícpios radicais e que resultam em transformação: inversão da ordem, ambigüidade ou ambivalência, abolição de palcos ou não hierarquias, fraternidade universal ou espírito comunitário, corpo aberto e em permanente criação, movimento ou uma verdade livre... e por aí vai. Claro, nada a ver com o nosso carnaval como espetáculo, hoje a serviço do capital e de poucos que podem desfrutar.
Também fico pensando na diferença que estabelece entre o bonito e o belo, entre arte e malabarismo... Algo como entre arte e artesania??? O circo é o lugar da artesania e o malabarismo bem poderia ser a arte de desafiar o equilíbrio num mundo movente, ou desequilibrado... risos.
Só pra te provocar.

Ana Rita Q. Ferraz

TÂNIA SUZART ARTS disse...

Se eu a conheço, sei muito bem de suas opiniões quanto a tantos desatinos vividos e mostrados nesta nossa arena do dia a dia.
Não podemos deixar passar tais fatos sem demonstrar tristeza e preocupação com os que estão chegando e crescendo vendo os valores que nos foram passados indo por água abaixo.
Estarei sempre por aqui lendo seus textos.
Beijos no coração.
Tânia Suzart

Anônimo disse...

neuzamaria:
adorei!!!!! o "porraqui" foi ótimo. Só discordo um pouquinho (rsrsrsrs) sobre a briga na porta da escola. Estudantes/jovens de todos os tempos brigaram na porta da escola (Lembra do "vou te pegar lá fora"?) só que agora tem a mídia e o maldito celular ( o fofoqueiro do sec. 21) .

Bjs. Penha

Anônimo disse...

Penso que estamos vivendo tempos difíceis no que se refere aos valores morais, éticos, etc

Então perdemos a referência sobre os nossos heróis e nossos ídolos. Não são mesmos os meus nem os seus em outros tempos. Acho que estamos ficando velhas por nos incomodarmos com a atitude dos jovens, dos pais, da mídia. Quando você fala de gladiadores parece que choca um pouco, mas eu vi a matéria na TV e fiquei muito preocupada. Que outro termo se poderia usar no lugar do que você usou?

De qualquer forma foram boas as reflexões. Bom texto.

Abraço
Elza Machado

Anônimo disse...

Neuza,

Lerei e darei retorno, ainda corrijo avaliações. Um inferno! Larguei o blog de mão por conta disso. Um beijo! Espero que esteja bem. Dei uma olhada rápida, mas quero pousar descansadamente sobre a sua escrita. beijos
Rita Santana
www.barcacas.blogspot.com

Anônimo disse...

Neuzamaria,
Gosto muito do sei jeito de escrever, mas isso não significa que eu concorde com tudo o que vc escreve.
Eu amo as canções da Amy e isso nada tem há ver com a vida particular dela. Artista é artista e ponto final.

Thalyta

Anônimo disse...

Ei, mother Kam...

A deusa Kali está passando a régua.

Anandamai

Anônimo disse...

Kamala querida, li seu artigo último no blog, adoro sua forma deescrever, vejo-a do meu lado falando comigo e nós trocando papo... Éuma forma de matar saudades... Um beijinho e lindo domingo para vc. Estive em Miguel Pereira passando uns dias e retornei ontem, foi auspicioso! Love.

Ishwari